sexta-feira, 6 de abril de 2012

Porque eu escrevo

Eu escrevo porque não sei dançar, nem cantar, nem desenhar, nem pintar, nem esculpir, nem atuar, nem descobrir e nem mesmo cozinhar. Eu escrevo porque gosto de fazer de conta. Eu escrevo porque gosto de inventar. Eu escrevo porque gosto de ser eu. Eu escrevo porque também gosto de não ser. Eu escrevo porque é divertido contar mentirinhas. Eu escrevo porque preciso dizer certas verdades. Eu escrevo porque gosto de criar. Eu escrevo porque gosto das palavras, porque as entendo e sei o que querem dizer. Eu escrevo porque posso escrever o que quiser. Eu escrevo porque preciso esvaziar o que estou sentindo. Eu escrevo porque um dia alguém há de ler. Eu escrevo porque um dia alguém há de julgar-me pelo que eu disse. Eu escrevo porque gosto de desafio. Eu escrevo porque odeio os eufemismos e antíteses da vida real. Eu escrevo porque gosto das metáforas fantasiosas da minha escrita. Eu escrevo porque escrever é muitas vezes o trabalho sujo, não importa o quão docemente se escreve. Eu escrevo porque não me importo de colocar as mãos na sujeira. Eu escrevo porque as palavras existem para serem lapidadas. Eu escrevo porque é belo e horrível. Eu escrevo porque escrever não é leviano como falar. Eu escrevo porque palavras escritas são mais necessárias. Eu escrevo porque palavras escritas são mais fáceis. Eu escrevo porque palavras ditas se perdem na memória. Eu escrevo porque tamanha responsabilidade não pode ser esquecida na gaveta. Eu escrevo porque poucos o fazem. Eu escrevo porque preciso ser entendida. Eu escrevo porque preciso ser decifrada. Eu escrevo porque o que está escrito não engana, por mais disforme que aparente ser. Eu escrevo porque ninguém me pediu para fazê-lo. Eu escrevo porque disso depende a minha autoconfiança. Eu escrevo porque escrever é desgastante. Eu escrevo porque há uma necessidade em mim de usar as palavras. Eu escrevo porque não gosto de ser aprisionada. Eu escrevo porque aprendi que as palavras precisam ser livres. Eu escrevo porque a escrita está em mim, eu apenas a transponho do pensamento para o papel. Eu escrevo porque gosto de ouvir, mas prefiro não falar. Eu escrevo porque sinto. Eu escrevo porque penso. Mas eu escrevo principalmente, porque amo e porque sei o que essa palavra quer dizer. 



Um comentário:

  1. nossa..entao samos bem parecidas..descreveu tudo,escrever faz o mundo melhor, o mundo me inspira, não consigo parar e não há nada que me faça deixar de escrever..parabens! escrever é uma arte que poucos sabem! alias todo mundo sente então todos sao meio escritores e os que sao completos merecem palmas!viva!

    ResponderExcluir